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1. Antes de tudo
Um blog para ser atraente para potenciais anunciantes, tem de ter audiência e, normalmente, muita audiência. Algumas regras de ouro:
a) escrever com um estilo próprio, sobre algo que se gosta e com regularidade;
b) escolher temas e palavras-chave populares;
Escrever bons títulos e encher os artigos de palavras-chave populares é meio caminho para que o blog apareça nas pesquisas que os utilizadores fazem nos motores de busca. Ferramentas como o Google Trends, o AOL Hot Searches, ou o Top Sapo podem ajudar nessa escolha!c) dedicar tempo e não esmorecer logo no início por falta de adesão!
Quando nos referimos à necessidade de dedicar tempo ao blog, não estamos apenas a querer dizer que escrever bem, sobre o que as pessoas querem ler (conteúdo relevante, divertido, útil, atual, etc.) e de forma regular, requer muita dedicação, mas que também é preciso dar atenção aos seguidores, por exemplo, respondendo aos seus comentários no blog e no facebook.fontes weblogs.about.com ; problogger.com ; dummies.com
2. Arrendar espaço do blog a anunciantes
3. Integrar redes de publicidade
4. Integrar programas de afiliados
Um programa de afiliados consiste na criação de uma rede de vendedores à comissão, ou seja, uma rede composta por pessoas que recomendam produtos ou serviços de outras empresas e que ganham dinheiro quando conseguem gerar vendas. Por exemplo a Amazon Associates e a eBay Partner Network têm programas de afiliados em torno dos seus produtos, que qualquer blogger pode integrar e tirar partido com o seu blog.
5. Criar artigos por encomenda
Uma outra opção para os amantes da escrita ganharem dinheiro é criando artigos com criticas e recomendações por encomenda. Ou seja, quando determinada marca oferece dinheiro, produtos ou serviços para escreverem sobre ela. Uma forma simples de começar a fazê-lo pode ser através de plataformas que já têm marcas dispostas a pagar por esses textos. PayU2Blog, ReviewMe, SponsoredReviews e SocialSpark, são algumas dessas plataformas em que basta inscrever o blog para começar a ter sobre que marca ou produto escrever.
6. Criar serviços e produtos
a) serviços de consultoria;
Silvia Silva era uma blogger experiente e pediu ajuda a Pedro Maia para disponibilizar serviços de consultoria (conteúdos, design, etc.) a bloggers iniciantes e criaram o Quarto de Mudança, que hoje é o Muda de Página. Darren Rowse criou um serviço de procura e oferta de emprego para bloggers (é verdade, ser blogger já podia estar na lista das profissões).
b) seminários, livros e-books;
Mike Stelzner criou o Social Media Examiner e aproveitou para vender seminários online (e tem feito muito dinheiro com isso!). Mas porque não aproveitar os artigos escritos no blog também para produzir e-books ou livros? A Amazon criou um serviço bem porreiro para quem quiser publicar um livro sem ter de esperar meses por uma resposta de uma editora e sem os custos de uma edição de autor, ou seja, o livro é publicado e vendido pelo site e totalmente pago pelo próprio comprador. O autor ganha uma percentagem de cada livro vendido.
c) artigos de merchandising!
Pegar na marca (logotipo, identidade, valores) criada com o blog e vende-la em t-shirts, canecas, sacos de compras, garrafas de água, etc., é outra ideia utilizada por muitos bloggers. E há sites que fá fazem praticamente tudo (produção dos artigos, promoção, venda, etc.), como é o caso do CafePress e de mais 100 outros serviços similares.
7. Acesso Premium
Ter conteúdos gratuitos (que ajudam a propagar o blog) e conteúdos pagos (que ajudam a rentabilizar o trabalho empreendido) no mesmo blog, é mais uma boa forma de ganhar dinheiro com um blog. O Adobe Photoshop Tutorials from beginner to advanced é deste modelo de negócio um bom exemplo, pois oferece acesso privilegiado a utilizadores que estejam dispostos a pagar uma mensalidade ou anuidade.
8. Depois de tudo
Algumas dicas para criares as tuas oportunidades de publicidade:
a) indicar os diferentes formatos dos banners permitidos;
b) apresentar as estatísticas das entradas no site;
c) dar informação sobre o perfil da tua audiência!
Por exemplo o género, faixa etária, classe social, estado civil, profissão, etc. Alguns dados serão mais simples de apurar que outros, mas podes sempre fazer sondagens e outras iniciativas que procurem obter mais informação sobre os teus leitores online.Mais sobre como utilizar o Mufip para fazer pesquisas e inserir oportunidades aqui (com videos)!
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Bons negócios!
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