8 segredos de quem ganha dinheiro com um blog

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Estará certo ou errado fazer publicidade nos blogs? Há discussões interessantes sobre este tema, mas para este artigo o quisemos foi investigar e partilhar como é que os blogs bem sucedidos fazem dinheiro.

1. Antes de tudo



Um blog para ser atraente para potenciais anunciantes, tem de ter audiência e, normalmente, muita audiência. Algumas regras de ouro:

a) escrever com um estilo próprio, sobre algo que se gosta e com regularidade;

b) escolher temas e palavras-chave populares; 

Escrever bons títulos e encher os artigos de palavras-chave populares é meio caminho para que o blog apareça nas pesquisas que os utilizadores fazem nos motores de busca. Ferramentas como o Google Trends, o AOL Hot Searches, ou o Top Sapo podem ajudar nessa escolha!

c) dedicar tempo e não esmorecer logo no início por falta de adesão!

Quando nos referimos à necessidade de dedicar tempo ao blog, não estamos apenas a querer dizer que escrever bem, sobre o que as pessoas querem ler (conteúdo relevante, divertido, útil, atual, etc.) e de forma regular, requer muita dedicação, mas que também é preciso dar atenção aos seguidores, por exemplo, respondendo aos seus comentários no blog e no facebook.

fontes weblogs.about.com ; problogger.com ; dummies.com

2. Arrendar espaço do blog a anunciantes



Esta é a forma mais comum para rentabilizar um blog e funciona tal e qual como num jornal ou revista em papel. O autor cede espaço do site, normalmente no topo, nas laterais, no final de cada artigo ou no footer, para colocar os banners com textos e imagens produzidas pelos anunciantes. Blogger e anunciante combinam o preço, o tempo de exposição e já está! A parte mais trabalhosa pode ser a de encontrar os anunciantes, mas para isso existe o Mufip.pt (já vamos falar disto depois de tudo)! Um caso de milhões é o Mashable (mas é claro que esta é uma história que já vai muito à frente, basta espreitar a informação que eles têm para os potenciais anunciantes)!

3. Integrar redes de publicidade



Para quem não está disposto a ter de procurar anunciantes ou sequer ter de inserir banner, tirar banner, trocar banner, com alguma regularidade, é possível integrar redes em que basta inscrever o blog e depois é o próprio sistema que publica automaticamente os anúncios no site. Nestes casos o blogger ganha em função das visualizações e cliques feitos em cada anúncio no seu site. Google AdsenseBlogAds, ClicksorBySellAds, ou NetAffiliation, são algumas das redes de publicidade mais utilizadas em todo o mundo. Uma desvantagem desta solução é que não há a mesma liberdade para negociar preços ou selecionar os anúncios que se recebem no blog!

4. Integrar programas de afiliados



Um programa de afiliados consiste na criação de uma rede de vendedores à comissão, ou seja, uma rede composta por pessoas que recomendam produtos ou serviços de outras empresas e que ganham dinheiro quando conseguem gerar vendas. Por exemplo a Amazon Associates e a eBay Partner Network têm programas de afiliados em torno dos seus produtos, que qualquer blogger pode integrar e tirar partido com o seu blog.

5. Criar artigos por encomenda



Uma outra opção para os amantes da escrita ganharem dinheiro é criando artigos com criticas e recomendações por encomenda. Ou seja, quando determinada marca oferece dinheiro, produtos ou serviços para escreverem sobre ela. Uma forma simples de começar a fazê-lo pode ser através de plataformas que já têm marcas dispostas a pagar por esses textos. PayU2Blog, ReviewMe, SponsoredReviews e SocialSpark, são algumas dessas plataformas em que basta inscrever o blog para começar a ter sobre que marca ou produto escrever.

6. Criar serviços e produtos



a) serviços de consultoria;

Silvia Silva era uma blogger experiente e pediu ajuda a Pedro Maia para disponibilizar serviços de consultoria (conteúdos, design, etc.) a bloggers iniciantes e criaram o Quarto de Mudança, que hoje é o Muda de Página. Darren Rowse criou um serviço de procura e oferta de emprego para bloggers (é verdade, ser blogger já podia estar na lista das profissões). 

b) seminários, livros e-books;

Mike Stelzner criou o Social Media Examiner e aproveitou para vender seminários online (e tem feito muito dinheiro com isso!). Mas porque não aproveitar os artigos escritos no blog também para produzir e-books ou livros? A Amazon criou um serviço bem porreiro para quem quiser publicar um livro sem ter de esperar meses por uma resposta de uma editora e sem os custos de uma edição de autor, ou seja, o livro é publicado e vendido pelo site e totalmente pago pelo próprio comprador. O autor ganha uma percentagem de cada livro vendido.

c) artigos de merchandising!

Pegar na marca (logotipo, identidade, valores) criada com o blog e vende-la em t-shirts, canecas, sacos de compras, garrafas de água, etc., é outra ideia utilizada por muitos bloggers. E há sites que fá fazem praticamente tudo (produção dos artigos, promoção, venda, etc.), como é o caso do CafePress e de mais 100 outros serviços similares.

7. Acesso Premium



Ter conteúdos gratuitos (que ajudam a propagar o blog) e conteúdos pagos (que ajudam a rentabilizar o trabalho empreendido) no mesmo blog, é mais uma boa forma de ganhar dinheiro com um blog. O Adobe Photoshop Tutorials from beginner to advanced é deste modelo de negócio um bom exemplo, pois oferece acesso privilegiado a utilizadores que estejam dispostos a pagar uma mensalidade ou anuidade.

8. Depois de tudo



Chegados aqui, voltemos à questão inicial: como chamar a atenção dos anunciantes? Já demos a resposta lá em cima: O mufip.pt é uma plataforma de encontro entre procura e oferta, que reúne oportunidades de publicidade nos mais variados meios (imprensa, internet, tv, outdoor, etc.). Best of all: É grátis!

Para o caso de um blog: registas-te grátis em www.mufip.pt e inseres uma oportunidade de publicidade na categoria internet. No anúncio colocas informação sobre o blog e sobre a oportunidade, ou seja, quanto queres e em que condições se pode fazer publicidade no teu blog.

Algumas dicas para criares as tuas oportunidades de publicidade:

a) indicar os diferentes formatos dos banners permitidos;

b) apresentar as estatísticas das entradas no site; 

c) dar informação sobre o perfil da tua audiência!

Por exemplo o género, faixa etária, classe social, estado civil, profissão, etc. Alguns dados serão mais simples de apurar que outros, mas podes sempre fazer sondagens e outras iniciativas que procurem obter mais informação sobre os teus leitores online.

Mais sobre como utilizar o Mufip para fazer pesquisas e inserir oportunidades aqui (com videos)!

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Bons negócios!

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